Gestor a Forceps

Você pode estar estranhando esse título, mas vou te explicar logo, quem sabe a gente se conecta mais rápido. Sou professor de EF por formação e grande parte da minha vida profissional foi na beira das piscinas ou dentro delas, dando aulas ou conduzindo treinamentos, até abrir a minha própria academia (ou escola de natação, como queiram). No início nada mudou, continuei dando aulas ou trabalhando “pra mim mesmo” por longos anos. Eu e minha esposa Izinha abrimos a Nadbem em 1992 e fazíamos de tudo: aulas, secretaria, faxina, aquecimento da piscina (`a lenha, na época) e cuidávamos da “ gestão”.

Com o passar dos anos e a escola crescendo, tivemos naturalmente que contratar mais pessoas, formalizar ao máximo a empresa, pagar mais impostos, etc. Os problemas também aumentam proporcionalmente, vão ficando mais complexos e um belo dia você acaba caindo naquela famosa sala da “gestão” de um congresso qualquer. A primeira coisa que te dizem, e que você acha até graça é: “ você tem que cuidar da gestão e parar de dar aulas”. Desse primeiro pontapé na canela você até se safa, mas virão outros e outros até que te convencem que sua (agora) empresa precisa mesmo de um gestor.

 Nessa fase você já comprou um programa pra sua (agora) academia – pois ela cresceu! – e se depara com um novo desafio que é lidar com números, planilhas (aff!!), leis, decretos, impostos (eita!) e outras delicias! Já tô com saudades de dar aula!

Caso já tenhamos criado alguma identificação atire o primeiro boleto!

Pelo menos acho que nessa primeira fase você já tenha se orgulhado de se intitular “empresário” em alguma ficha de hotel….

Nesse nosso mundo aquático, ou das academias aquáticas, vejo que muitos de nós viemos de uma trajetória como um professor que empreendeu, mas que tem um prazer enorme em dar aulas, frequentar cursos e congressos técnicos, entrar em grupos e redes sociais em que o tema e técnico- pedagógico e quando chega pra discutir gestão….. me dá licença que eu vou pegar um cafezinho!

A gente até tenta fugir dessa responsa ou “ se abstrair” desse tema, mas aí vem uma pandemia da vida e nos deparamos com temas que “ tinham” que ser cuidados e eu simplesmente posterguei ou procrastinei…. pra usar uma palavra mais na moda.

Aí vem um mala (euzinho) e diz que gestão é como ir ao dentista: não adianta dizer que não gosta, tem que encarar um dia!

Acho que deu pra notar que estou tentando me divertir um pouco escrevendo sobre isso e buscando empatia né? Pois não existe mundo mais solitário que esse da gestão, em grande parte do seu dia. Por mais que a gente goste de liderar, se comunicar, se reunir, terão muitos momentos que você terá que se reunir com seu Excel e seus boletos e ….chorar…kkk … NÃO! Gestão não é só isso pessoal! Tem o lado bacana também: você entrará no grupo dos gestores do ZAP e verá que não tá sozinho nesse mundão! Ufa!

Eu frequento vários grupos de gestores, de academias secas e molhadas e posso garantir que conheci pessoas maravilhosas nesses anos e alguns desses grupos foram muito importantes pra dividir essa carga, que digo de passagem, não é para ser carregada sozinho. Destaco o grupo da UNEN do qual eu faço parte já há mais de 20 anos e é formidável, nos encontramos presencialmente uma vez por ano (pre-covid) e estreitamos nossas relações profissionais e pessoais e mais recentemente os “ clube dos piscineiros” que é uma versão online de “Uniao de Gestores ..” e foi criado para trocarmos experiências “ aquáticas” . Temos também esse grupo da Natacao Criativa no Face, que reúne gestores, professores e outros “esclorosados” e como é bom poder tirar dúvidas ou compartilhar experiências

Galera, confesso que ainda hoje tenho certa dificuldade em me definir como “ gestor”. Parece que o termo “ professor” na ficha ainda soa mais brando mas tenho que admitir uma coisa que pode até ser aquele chute na canela que você vai tomar algum dia (se já não tá com a canela roxa): a nossa empresa só cresceu e tomou corpo quando nós resolvemos mudar de sala no congresso e nas nossas leituras, ou seja, assumir a gestão como dever ser, com dedicação, seguindo métricas e procurando levantar todos os temas que são importantes e urgentes e que fazem a academia ser uma empresa de fato. Tem algumas situações nessa vida em que “ não há hipóteses” como dizem os nossos colegas portugueses. Vai chegar a hora que você terá que “ cair pra dentro” e aprender a gostar dessa sua nova função e aprender por amor…

Sair do conforto e zona de segurança, nem que seja a fórceps, o conduzirá a um novo mundo e a novos desafios que podem também ser muito recompensadores em vários sentidos, inclusive em dar um novo sentido pra nossa missão!

Edson Luiz Lima

Boa gestão pra você e TMJ!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Twitter
Facebook
Pinterest

Natação Criativa é Para Todos

Deixe seus dados para receber nossas atualizações.

saiba-mais-form

Tem alguma dúvida?
Fale conosco

Você deseja receber ofertas e novidades ?

newsletter-form-pop